clima
Home     A SAMP     Para Você     Para Empresa     Serviços     Revista     Galeria     Contato

vinhoRepleto de substâncias antioxidantes e anticancerígenas, desde a antiguidade o vinho é utilizado como remédio. Estudos científicos comprovam que, quando consumido moderadamente, ele protege o organismo humano de doenças neurológicas e do coração.

Sejam tintos ou brancos, os vinhos, quando degustados por seus apreciadores, causam sensação de prazer e bem-estar. Mas não é só isso. Pesquisas comprovam que essa bebida, classificada pelos gregos como “o néctar dos deuses”, quando consumida moderadamente, traz inúmeros benefícios à saúde.

O vinho de boa qualidade contém diversas substâncias antioxidantes e anticancerígenas em sua composição, como flavanóides, catecinas, taninos e resveratrol. “O vinho, principalmente o tinto, por ser mais encorpado, possui um fator antiagregante plaquetário que impede a formação de placas de gordura nas artérias, o que diminui o risco de morte por infarto do miocárdio.

Ele também aumenta o colesterol bom (HDL) na corrente sanguínea”, revela a cardiologista Clarissa Zanotti. Desde a Antiguidade, o vinho apresenta-se ligado à evolução da medicina. Os curandeiros e religiosos, primeiros praticantes da arte da curar, já o empregavam como remédio. O grego Hipócrates (cerca de 450 a.C.), tido como o pai da medicina sistematizada, recomendava o vinho como desinfetante, medicamento e parte de uma dieta saudável.

Para ele, cada tipo da bebida teria uma diferente função medicinal. Apesar dos conhecidos benefícios que o vinho proporciona à saúde, Clarissa afirma que não incentiva o consumo. “Oriento os que apreciam o vinho a tomá-lo de forma moderada para obter mais saúde e não correr o risco de ter problemas causados pelo excesso de álcool no organismo, como doenças no fígado, hipertensão arterial e arritmias. O ideal é uma pequena e única dose diária”, ensina.

Dose certa
Para não ter problemas em lugar de benefícios, é preciso consumir o vinho de maneira sensata. De acordo com estudos, os limites são influenciados por fatores como sexo, idade, constituição física, genética, condições de saúde e o uso, por exemplo, de drogas e medicamentos.

Em linhas gerais, um homem pode consumir até 30g de álcool por dia. Para as mulheres, por diversas razões (menor tolerância e menor proporção de água no organismo), recomenda-se até 15g diárias, quantidade que varia entre uma taça média e pequena de vinho.

A regularidade também deve ser considerada quando o objetivo é obter os efeitos benéficos do vinho. Clarissa frisa que “as pessoas que exageram nos finais e semana e poupam-se nos demais dias podem sofrer todos os malefícios da ingestão exagerada e aguda do vinho, sem nenhumganho para a saúde”.

Por outro lado, o aposentado Antônio Carlos Pitol conta que sempre consumiu vinho, mas que nos últimos quatro anos aprendeu a ingerir corretamente a bebida. Orientado por um médico, toma apenas uma taça média diariamente. Com essa atitude, ele espera manter a saúde do coração e, ainda, prevenir-se de doenças graves, como o câncer de próstata.

Qualidade
Os capixabas apreciadores de vinhos podem encontrar os melhores tipos na Ville Du Vin. A loja oferece uma variedade de marcas nacionais e importadas, além de um ambiente confortável e aconchegante.

“O Estado é de grandes apreciadores de vinhos. É o terceiro, com fortes possibilidades a segundo maior consumidor da bebida no Brasil. Além dos benefícios à saúde, temos observado que o vinho é, cada vez mais, um motivo para reuniões entre amigos e também uma via para despertar o romantismo entre os casais”, comenta o gerente comercial da Ville Du Vin Frederico Rezende.

A casa oferece consultoria enológica para todas as ocasiões e baseia-se no conceito da enogastronomia que a diferencia no mercado. “Criamos um espaço para que o vinho possa ser degustado de forma harmonizada com pratos sofisticados”,explica o gerente.

Clarissa Zanotti ressalta que é importante atentar para a qualidade do vinho que é consumido. Segundo ela, as substâncias benéficas estão mais concentradas nas cascas e nas sementes da uva, o que explica a maior potencialidadedo tinto.

A cardiologista destaca ainda que o vinho suave é o menos indicado para os pacientes que desejam obter benefícios à saúde, pois ele geralmente é mais doce, o que pode aumentar as taxas de açúcar e gordura no sangue.


Benefícios à saúde
• Doenças coronárias: O consumo moderado de vinho controla os níveis sanguíneos de algumas substâncias inflamatórias, chamadas citocinas, que afetam o colesterol e as proteínas da coagulação. O vinho é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentar o bom (HDL). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderentes e reduz os níveis de fi brina, evitando que o sangue coagule em locais errados. Estes efeitos podem prevenir o entupimento da coronária, evitando o infarto do miocárdio.

• Doenças do cérebro: Quando consumido moderadamente, o vinho parece reduzir o risco de demência, incluindo o Mal de Alzheimer. Segundo especialistas, os polifenóis presentes nele (principalmente no tinto) seriam os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais. Proporcionalmente, a ação antioxidante dos polifenóis dos vinhos brancos é superior à dos tintos. Entretanto, a quantidade dessas substâncias nos tintos é muito superior à dos brancos, tornando estes vinhos mais interessantes para as células cerebrais, pois melhoram a circulação. Sabe-se, ainda, que quem consome a bebida de maneira adequada tem menores chances de apresentar depressão.

• Doenças respiratórias: Experimentos recentes têm demonstrado que o vinho é capaz de reduzir as chances de infecção pulmonar, sendo mais efi caz que alguns antibióticos modernos.

• Sangue e anemia: O álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos. Além disto, um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5 mg de ferro.

• Ossos: Alguns estudos populacionais têm demonstrado que o consumo de pequenas quantidades de vinho é capaz de melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose.

• Visão: O vinho reduz a degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.

• Câncer: Alguns estudos populacionais realizados no mundo mostram uma redução da mortalidade por doença coronária e por câncer em consumidores comedidos de vinho. Contudo, muitos estudos ainda precisam ser realizados para que se conheçam os reais efeitos, benéfi cos e maléfi cos, do vinho sobre a saúde antes de torná-lo um remédio universal para diversas patologias.

Receita

Codorna marinada com salada de brotos e flores

Ingredientes:

• 1 codorna cozida e desfiada

½ cebola média picada em cubos pequenos

• 1 limão (suco)

½ maço de salsinha picada

• 2 dentes de alho inteiros amassados

• 1 talo de alecrim

• 1 talo de tomilho

• 1 colher de sopa de azeitonas pretas picadas e sem caroço

• 2 unidades de aliche

• 4 colheres de sopa de azeite

• 1 cálice de vinho branco seco

• 200 gramas de broto de bambu ou feijão cozidos

• Flor de capuzin a gosto.



 

 

promocao promoção

   
ans_34abrangeans2
Top
#fc3424 #5835a1 #1975f2 #83a92c #8bb832 #1c2def